O PÉRIPLO DE LULA!

Lula, o líder mundial, que no alto da sua “humildade” e contando com sua experiência de negociador nato, decidiu entrar na história, intentando resolver o impasse entre o Irã e o resto do mundo, na questão difícil de equacionar, qual seja, a exploração da energia nuclear, sob controle ou não, da Agência Internacional de Energia Atômica! Mas, não só busca tão difícil e complicado objetivo como atribui-se ao seu talento resolver uma questão ainda mais grave, qual seja, o conflito israelense versus palestinos.

Até bem pouco tempo Lula era o líder que “todos os líderes querem ser amigos e desenvolver relações próximas com ele e o Brasil”. Lula é amigo de todos e a todos seduz, para depois, “partir-lhes o coração”, segundo Moisés Naím, ex-diretor executivo do Banco Mundial e ex-ministro venezuelano, diretor da Revista Foreign Policy e Observador Global do jornal espanhol El País, no qual escreve aos domingos.

Ou seja, segundo o articulista, o prestígio de Lula, a nível internacional, tem caído, sistematicamente, porquanto a frustração dos grandes líderes mundiais diante de “tantos gols contra”, como o apoio a Cuba; a retaliação proposta a Honduras; as “traições” de Lula à defesa da democracia; sua indiferença às violações aos direitos humanos em países governados por seus amigos; as decisões, cujo propósito óbvio é demonstrar independência e que este é um “novo Brasil e, pela a busca por um protagonismo em áreas e temas em que o Brasil tem tudo a perder e nada a ganhar”.

O problema de Lula é que, “partindo corações”, vão pelo ar os sonhos da Secretaria Geral da ONU, do Prêmio Nobel da Paz, de Presidente do BID, entre outros. A descida da ladeira tem afetado a cabeça e os sonhos de Lula!

Um Comentário em “O PÉRIPLO DE LULA!

  1. Era tudo que Lula desejava: ter um tradado assinado para dizer ao povo que conseguiu fazer com que o Irã abdicasse do estoque de urânio. Bem, essa é a principal artimanha do nosso presidente: colocar no papel, lê-se leis, decretos e instruções normativas, para dizer ao povo “que nunca antes nesse país…!!!”. Ora, no papel tudo vale! Vale até a pífia tentativa de regular a taxa de juros ou a inflação. Nessa eu não caio mais! Quem disse que o Irã irá cumprir com o que assinou? Essa prática ocorreu repetidas vezes ao lidar com questões fundamentais relacionadas ao programa nuclear.
    Para mim, isso tem cara de “papo pra inglês ver”.