BARBOSA, BARBOSA! USE A SUA RESERVA DE TEMPERANÇA!
A temporada de caça do PT, notadamente dos lulistas mais fervorosos, está em seu auge. Acuados pelo destino quase já definido de seus líderes no STF — José Dirceu e José Genoíno –; pela crise de identidade que vive o governo Dilma e pelo temor de uma derrota eleitoral em 2014, notadamente, para a Presidência da República, os grupos mais atuantes do partido, tentam inviabilizar, anular ou retirar de cena, através de um processo de uma possível desmoralização, qualquer um que se interponha em seu caminho.
A primeira vítima dessa caça impiedosa foi o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos que este Scenarium já mostrou, em outras oportunidades, todas as diatribes perpetradas contra ele. Desde forçar os partidários do PSB de Eduardo a não apoiarem a sua possível postulação à Presidência, até cortarem recursos destinados a programas no seu estado, já definidos e prometidos pela União. No instante em que conseguiram refrear o ímpeto do Governador nas suas andanças e articulações país afora, mudaram então o foco e orientaram a sua artilharia para quem aparecia, de maneira mais ostensiva, nas pesquisas de opinião, como ameaça a Dilma. Aí a frágil Marina Silva sofreu a tentativa de desestabilizá-la nas redes sociais, na mídia e na aposta de que ela não conseguiria montar o seu partido.
Mas não ficaram só nisso. Agora mostram que ela está a serviço do seu financiador, o Itau, bem como da Natura que, segundo os que a acusam, são grandes sonegadores do fisco. E, Marina agora é, para eles, direitista!
Nesse meesmo período, o grupo paulista do PT, comandado pelo próprio Lula, dirigiu a sua artilharia para o seu alvo predileto que é o PSDB. E, agora, em direção a Aécio Neves, possível candidato de oposição à Presidência. Já disseram tudo de Aecinho e, mais não dirão porquanto o PT acha que tem um bom discurso contra o PSDB. E, já sendo o partido de FHC freguês em três disputas, os embates com “o partido das elites brancas, ricas e preconceituosas” parece favas contadas.
Agora, Sérgio Cabral entrou na dança e foi de tal maneira desestabilizado pelos partidários de Lindenberg, a ponto de alguns correligionários sugerirem que ele renunciasse ao Governo, passando-o a Pézão, vez que, assim, seria mais fácil o seu vice conseguir ser eleito governador do Rio. Isto porque não seria prejudicado pelo desgaste de Cabral. O esquema de desmoralização do governador foi a tal ponto que, até fazerem passeata e manifestação, em São Paulo, contra Sérgio Cabral, foi realizada!
Se Cabral apanhou muito e continua apanhando — agora batem na sua mulher e nos contratos delas com empresas do governo do Rio — agora o esquema se volta para o Governador Alkimim e os seus antecessores, onde os liderados de Lula buscam desmoralizar, a ele e os outros líderes partidários, até os mortos, com o chamado “trensalão”, sob a acusação de um possível propinoduto relacionado as licitações do metrô paulista.
Mas, o cerco tem que ser completo ou seja, nenhum pretenso candidato a enfrentar Dilma pode ser esquecido. Agora é a vez de Joaquim Barbosa que teria o discurso mais perigoso para o PT. O discurso da ética, da decência, da seriedade e da moralidade do Presidente do Supremo, mataria “a pau” a proposta petista.
Já se falou sobre a prepotência e arrogância do Ministro; sobre o seu relacionamento difícil com os seus pares e, procuraram mostrar que Barbosa, ao pretender se caracterizar como um homem sério, ético e, moralmente irreprovável, não seria essa figura impoluta que se pretende vender para a sociedade brasileira.
Os ataques a Barbosa são impiedosos, isto porque partem da própria Magistratura, em conluio com a OAB. Isto porque, a AMB, ASJUR e a ANAMATRA, não aceitam que ele tente reduzir privilégios ou corrigir vícios terríveis dos tribunais superiores e do exercício da judicatura, maculada por uma série de problemas e circunstâncias perversas, a estilo do que Francisco quer fazer com a Cúria Romana.
Os ataques partiram, inicialmente, da OAB e da ASJUR, quando Barbosa falou de um conluio entre juizes e advogados, conluio esse conhecido por todos mas, ninguém, ninguém mesmo, teria condições de levantar tal problema, na proporção em que o corporativismo da classe levaria o denunciante ao pior dos infernos.
O próprio Barbosa foi xingado quando, em nota distribuída a Imprensa, referidas entidades ismicuiram-se na sua vida pessoal e chamaram a atenção para o fato de sua namorada ser uma advogada, levantando a suspeição de que ele, assim se manaifestando, estaria se auto acusando, por ele mesmo ser parte desse conluio por ele denunciado!
Não satisfeitos com isso, dada a atitude de Barbosa de não querer que o STF acolha qualquer dos embargos de declaração ou infringentes, no caso dos mensaleiros, recebeu uma saraivada de críticas e, agora, fizeram agressão a sua suposta ética de compromisso e responsabilidade.
Acusaram-no de ter recebido um atrasado de auxílio alimentação ou coisa que o valha que, embora a OAB ou a própria Associação dos Magistrados concordassem que o recebimento era legal mas que, para eles, não seria ético, notadamente para o homem que ocupa o cargo maior de um dos três poderes da República!
Por fim, acusaram Barbosa de ter comprado um apartamento em Miami, acusação de que não teria renda para tanto, o que seria uma enorme baboseira haja vista, a renda de um Ministro, os preços e as facilidades para a aquisição de um imóvel em Miami. Ademais, Barbosa mostrou que comprou o apartamento de Miami com os 500 mil que recebeu do auxílio-alimentação. Embora demonstrado, os detratores acusam Barbosa de ter criado uma empresa “offshore” e, sendo ministro do Supremo, não poderia ter uma empresa lá fora e ser o presidente dela.
Em primeiro lugar, de um modo geral, qualquer cidadão que exerce função pública, está impedido de exercer a gerência de qualquer empresa. Portanto, a gerência de tal empresa deve ser exercida, no máximo, por alguém de confiança do Ministro.
Aliás, há pouco acusaram seu filho de atuar, como advogado, nos tribunais superiores o que, Barbosa provou, ser uma deslavada mentira.
Quanto a tal empresa nos Estados Unidos, todo mundo sabe que, comprado um imóvel nos EUA como pessoa física, no caso do passamento do comprador, o fisco de lá fica com 70% do valor do bem. Se for comprado por pessoa jurídica, não há essa apropriação por parte do fisco.
Dessa forma é praxe e todo mundo compra imóveis segundo essa modalidade para preservar o patrimônio de seus herdeiros. E isso não é ilegal, não é aético e não é imoral. Mas, no caso de Barbosa, que pode ser um concorrente de Dilma, os petista, acham que sim.
Espera-se que Barbosa, mesmo com terríveis dores na coluna, tenha paciência, temperança e saiba que, se aceitar as provocações, estará fazendo o jogo do inimigo e prestando um desserviço ao País.
O Doutor Paulo Lustosa é sempre muito lúcido e tem muito tino jornalístico para escrever e articular os assuntos abordados. Quanto à candidatura do Ministro Joaquim Barbosa, à Presidência da República, não creio que ele reúna cacife suficiente parqa tanto, acho-o muito destemperado para o embate político.
Paulo,impressionante não fosse tamanha sapiência que o acompanha,tudo dito aqui é incontestável por qualquer pessoa mais ou menos informada e bem intencionada. To contigo abs brunomatheus
O Senhor Paulo Lustosa, sempre muito lúcido, escreveu com perfeição os estratagemas pérfidos do PT contra seus “algozes” adversários.
Resumo excelente do que acontece neste momento. Agora que a metralhadora limpou os inimigos que se atreveram a entrar na área de matança – será que limpou? – o que acontece quando não existirem mais inimigos para liquidar? E se mesmo assim a sucessão ficar irremediavelmente comprometida? Será que iremos ver o PT copiar a velha tática do vão-se os anéis, mas ficam os dedos? Se isso acontecer quais anéis irão sobrar para serem entregues? Só espero que não queiram que entreguemos ainda mais os nossos anéis.
Reflexão lúcida e realista da política brasileira.
Parabéns,
Joelba Lustosa
Felismente, desapaceu Hugo Chaves,homem que pretendia impor sua força ditatorial ä America do sul,atraves do poder economico advindo dos Petrodolares.
Também,seria auspicioso para o Povo brasileiro,o fim do PT e o Lulismo pernicioso.Sem isso o Brasil ,infelismente,não tem mais jeito.
Muito bom ter conhecimento das atitudes dos Petistas ameaçados de perder o poder ….. parabéns!! Gostei muito .