A FLOR DO LÓTUS!
Diante de resultados relativamente frustrantes da avaliação do desempenho da educação de base no Brasil, vale chamar a atenção para o que ocorreu no pequeno município de Cajuru, a cerca de 360 quilômetros da capital paulista. A comunidade, de pouco mais de 25 mil habitantes, conseguiu garantir as cinco primeiras colocações, em termos de índice de qualidade da educação, entre todas as escolas do País! E num índice que mede a qualidade do ensino, num “range” de um a dez, o município alcançou nove! Por que não se faz isto no País, como um todo? Qual foi o milagre dali?
A aplicação honesta de 30% do orçamento da comunidade, uma mobilização de pais e alunos e uma excelente gestão das escolas. E, por ironia do destino, tudo isto foi conseguido pela liderança da Secretária de Educação que, por sinal, é a esposa do prefeito! Ou seja, nem o tão difamado nepotismo foi capaz de impedir tanto êxito e tanto sucesso!
No Ceará, 30 mil alunos têm os maiores níveis de desempenho no Brasil como um todo. São campeões das Olimpíadas de Química, Matemática, Biologia, Física, etc., além de conquistarem 43% das vagas do IME, do ITA e da Escola Naval do País. Imagine se algum candidato a governo se propusesse, com incentivos especiais às escolas detentoras de tão importantes índices, que se alcançasse, ao fim de um mandato de governo, 300 mil alunos em tais níveis e se criassem multiplicadores de gestão e de qualidade didático- pedagógica, para serem introduzidos nas escolas públicas? Aí seria uma revolução que mudaria todos os paradigmas e propiciaria um novo momento de sonho realizável para milhares de crianças e jovens desse país!
PARA PROVOCAR OS CANDIDATOS!