AINDA A TURQUIA!

O Primeiro Ministro da Turquia, na época da sua primeira escolha para conduzir o governo do País, havia obtido cerca de 37% dos votos da população turca. Na renovação do mandato, a sua aceitação subiu e ele teve mais de 43% das preferências. No terceiro termo, alcançou cerca de mais de 52% dos votos válidos. Ou seja, é uma gestão que cresce na confiança e no respeito da população.

Parece que a construção de uma sociedade que se pretende sólida, em transformação, mas com definições claras de vontades, aspirações e desejos, de médio e longo prazo definidos, passa, em primeiro lugar, pelo amadurecimento de suas instituições! Sem isso, as coisas não tenderão a acontecer. Claro que o processo de construção, aceitação e consolidação das instituições, não é simples e se subordina a vários testes e avaliações. Mas, quando ocorre, mesmo que ainda não totalmente maduras, ajudam a conduzir o País ao seu desideratum.

Também, referido processo de conquista de uma sociedade sólida e tendente a crescer, segundo os valores ansiados pelos seus concidadãos, passa por uma crescente consciência de cidadania, por um arraigado sentimento de auto-estima e, acima de tudo, por um tocante, afirmativo e acendrado amor pelo País.

Parece que é por aí que caminha a Turquia. Sendo 98% de sua população muçulmana, os próprios muçulmanos defendem a idéia de que um país laico é bem melhor para a vida, para as instituições, para a estabilidade da democracia e dos governos e para a convivência pacífica entre povos. Crêem os cidadãos que se o País regredisse e estabelecesse a religião de Maomé como oficial e obrigatório o seu culto, isto geraria grandes embaraços e dificuldades para o seu desenvolvimento.

A Turquia assusta a quem vem de fora pois, até mesmo o que foi construído a mais de hum mil e quinhentos anos, como a Igreja, depois Mesquita e depois Museu de Santa Sofia, uma obra monumental pelo tamanho e pela estrutura, só tomou 6 anos e meio dos turcos para a sua construção. O túnel, entregue agora na festa da independência, ligando a Europa a Ásia, durou pouco mais de cinco anos para a sua concretização! O metrô é entregue em etapas de mais de um punhado de quilômetros a cada cinco anos! Essa capacidade de fazer acontecer, por parte do poder público ou em associação com o setor privado, dar uma enorme inveja nos brasileiros, quando não veem as coisas acontecerem por estas nossa plagas!

Esse País, de mais de 75 milhões de habitantes e que foi sede de três grandes impérios que fizeram parte da historia da humanidade, começa a aparecer como um protagonista que pode até vir a ceder notáveis experiências de gestão pública para o Brasil. Com certeza, o equacionamento do sistema de transporte público, a redução da violência urbana e a dinamização das atividades produtivas, podem representar notáveis lições para o Brasil.

Tem o Brasil muito a aprender com os turcos, de ontem e de hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *