ATÉ QUANDO O PAÍS VAI CONTINUAR SANGRANDO?
É duro ao cidadão crente e de boa-fé assistir, relativamente impotente, o país sangrar sem que se vislumbre, de imediato, um gesto, uma atitude ou um evento possível que pare, que estanque e que faça cessar todo esse quadro de sofrimento, de desesperança e de desgaste por que passam os brasileiros.
As soluções para o enfrentamento da crise, dependem de ritos, de trâmites e de manobras regimentais ou de chicanas que manipulam prazos e resultados capazes de prolongar o drama. E, tal fato, só tem tendido a gerar o aprofundamento da desestruturação das bases da economia com suas deletérias implicações no quadro social.
Mesmo com esse ritmo que, de um certo modo, provoca e aumenta a angústia dos brasileiros, considerado deveras lento diante de uma situação que se agrava continuamente, os fatos, a cada dia, agravam mais e mais a situação, ampliando as insatisfações e promovendo manifestações de repúdio a um governo que já não governa e não é capaz de fazer qualquer gesto que gere alguma esperança. Assim, a cada lance que caracteriza uma derrota e frustração para Lula e para os próceres do Governo, vai encurralando o governo Dilma, o próprio Lula e o pt. As decisões de ministros do Supremo, denegando “habeas corpus” ou não acolhendo recursos impetrados pelo governo contra decisões do Ministro Gilmar Mendes, por exemplo, notadamente aquelas relacionadas ao processo de impedimento de posse de Lula como ministro de Dilma, agravam mais e mais a situação.
Ademais, novas revelações de outra fase da operação Lava Jato, criam problemas adicionais ao núcleo de poder comandado pelo Pt. E, assusta mais a Lula, Dilma e o Pt, o fato de que agora, na estratégia da operação Lava Jato, na sua nova etapa, ela parte para ouvir os segundo e terceiro escalões da Odebretch onde, ao que parece, as informações são muito mais ricas e comprometedoras em termos de recebedores e de participantes do propinoduto. Também, o início de averiguações internacionais, já começando por Portugal, onde o grande amigo de Lula, o ex-primeiro ministro Sócrates, continua preso por acusações de corrupção, pode revelar novos problemas e enriquecer o manancial de dados desse “tsunami” de revisão ética do País.
Como se não bastasse essa enxurrada de más notícias para Lula e companhia, o processo de “impeachment” marcha célere e, segundo avaliações preliminares, já hoje — dia 22 de março — a Oposição já diz contar com mais de 40 votos na Comissão que analisa o pedido e, segundo conhecedores da Casa, Dilma já teria assegurada a sua cassação no próprio Plenário. Junte-se a isso dois dados adicionais quais sejam, o PMDB já se definiu em termos de desembarque do governo, o que pode ocorrer a qualquer momento e, as pesquisas de opinião pública, mostrando que 70% dos brasileiros classificam o governo como ruim e péssimo. Finalmente, 750 juízes se reúnem para manifestarem apoio a Sergio Moro além da OAB Nacional ter anunciado que apoia o pedido de impeachment de Dilma e a sua consequente saída do governo.
Finalmente, o discurso de Dilma dizendo, enfaticamente, que não “renuncia de jeito nenhum”, parece aquelas declarações da diretoria de clube de futebol dizendo que o técnico “continua altamente prestigiado”, mesmo quando os resultados do clube insatisfazem a torcida. Mas, o qe normalmente ocorre é que, logo no dia seguinte, o técnico ou renuncia ou é demitido, de forma sumária!
Parece que o “timing” de Dilma, do PT e do próprio Lula, “de optar por não aceitar a idéia de que seria mais válido e vantajoso perder os anéis ao invés de perder os dedos”, chega ao seu final melancólico. Por erro estratégico e por não fazer uma leitura adequada dos dados e das circunstâncias, parece que foi vencido e, agora, a não ser através de algum gesto dramático, por parte de Dilma ou de Lula, eles poderão minimizar o prejuízo e não perder ou jogar todo o “patrimônio” político no lixo!
Alguns analistas admitem que ainda há tempo, para Lula e os petistas, buscar uma saída honrosa através de um acordao que adie os problemas maiores que se antevê para o próprio Lula e o PT! Alguns acham que passou do ponto. Vivem Lula e o PT o crepúsculo outonal de sua carreira artística e parece que o pior virá!
PARA PROVOCAR OS CANDIDATOS!