E A CRISE AVANÇA E NÃO SE SABE PARA ONDE A COISA VAI!

 

A atitude de Cid Gomes, agora ex-Ministro da Fazenda, representa mais um dado dos desencontros e da incapacidade da Presidente de administrar crises, notadamente as políticas e as institucionais. No mais, nessa geléia geral, onde ninguém mais se entende, o país parece estar sem prumo e sem rumo. Embora, diga-se de passagem e ressalve-se, toda essa pantomima de Cid Gomes na Câmara dos Deputados tenha sido  uma espécie de  crônica de uma morte anunciada. Cid já havia planejado esse desenlace pois, reduzido em 30% o orçamento do MEC, com a universidade em crise e o FIES reduzido e vivendo uma confusão enorme de orientações, a “Pátria Educadora”,  diante de um governo totalmente perdido, representaria um grande embuste e, para Cid, provavelmente significativo desgaste e prejuízo político.

E o pior é que nessa comédia de erros, de desentendimentos, de não se ter uma noção do que fazer e nem de como fazer, o quadro vai se complicando cada vez mais e, até algumas boas notícias que tem saído, não conseguem diminuir o desânimo, a angústia e a inquietação que domina a cena nacional. E  aqui, sem querer fazer qualquer humor negro, o momento lembra  aquela estória da reação do soprano diante das vaias e xingamentos da platéia ao se vingar ao afirmar,  numa espécie de advertência, em resposta a desaprovação da audiência,   “aspetta il barítono”, como antecipando  o desastre que estaria por aí.

E, mesmo com o trabalho incansável de LEVY e companhia e, até com o aparente apoio que o Parlamento está se propondo a prover, mesmo assim, sem que se recupere a confiança dos agentes econômicos e sem que se acene para o real processo de reorganização da economia, de reestruturação das políticas publicas e da redução  das suas distorções, além de corrigir as concessões feitas por um estado provedor sem condições de assim agir, reproduzindo sem meios e nem estrutura, os erros que os países europeus cometeram, são tarefas hercúleas!

É assim se encontra o País, com o povo intranquilo, insatisfeito e indignado com os erros, com os mal feitos e com a teimosia da Presidente em teimar não reconhecer os seus equívocos, as suas escolhas erradas e, agora sem saber o que fazer. E é bom que seus aliados mais próximos entendam que o problema não é de comunicação, de culpar à direita golpista e as elites brancas e nem de acenar com um futuro melhor porquanto o povo que medidas consistentes e coerentes para agora e para já!

A paciência esgotou e o povo quer respostas que a Presidente, esse governo e   a classe política não tem para dar! E aí, como vai ficar o cenário?

2 Comentários em “E A CRISE AVANÇA E NÃO SE SABE PARA ONDE A COISA VAI!

  1. Amigo,

    Fico felizardo esteja recebendo os comentários de volta. Os seus generosos elogios são um excepcional estímulo para produzir algumas análise do quadro. Vou considerar a sua ponderação sobr os propósitos do grupo no poder.
    Um abraço frsterno

  2. Finalmente, volto a me abastecer de louváveis comentários de uma ossos com vivência, política, administrativa e com conhecimentos práticos da vida.
    Apesar de não ter um desempenho à altura dos seus conhecimentos, acho que, todo que está acontecendo, não é incapacidade, é sim um propósito de instalar no Brasil, um estado de desorganização, com a finalidade de tirar proveito, pois, já venho há algum tempo, expondo o DECÁLAGO de LENINI, em 1913. Até me admiro que a coisa ande, como está andando! Imagine vicê que até o pessoal do MST, esta sendo treinado para “guerrilha” !
    Aoiás Paulo, me diz o que fez o Chevara, parassem tão endeusado em nosso País, onde até o maluco do Janio Quadros, o condecorou? Obrigado pelos ensinamentos, através de sua crítica e, lembrando: o Cid foi Ministro da Educação. Um forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *