LULA PISA NA BOLA!
Em termos de política externa, o nosso Guia, tem pisado, de maneira constante, sistemática e desastrosa, na pelota! E o pior. Parece que o Itamaraty conspira contra o Presidente Lula ou em decorrência de rigidez ideológica ou, pior ainda, por pura incompetência e burrice.
Programaram para o Presidente Lula uma inopinada e inoportuna visita a Cuba, no dia em que morria um preso de consciência, no caso um operário como Lula, e mais de vinte e cinco presos políticos faziam greve de fome. E Lula, para os verdadeiros defensores de direitos humanos, confraternizava, alegremente com o “Coma Andante” e seu irmão Presidente. Além disso, Lula não recebeu o abaixo assinado ou a carta dos dissidentes pedindo que ele interferisse, junto ao comando do partido comunista cubano, para que outros dissidentes não fossem para o sacrifício. E, lamentavelmente, não só Lula fez ouvidos de mercador a tais apelos como, numa declaração infelicíssima, comparou os presos de consciência com presos comuns!
Se a visita a Cuba foi episódio de enorme desgaste internacional, a forma como Lula recepcionou Armadinejahd, ignorando a matança de adversários do regime, a teimosia do Irã em produzir armas nucleares e não levando em conta os apelos da Europa, Estados Unidos, China, Japão e Rússia que não aceitam a política armamentista do Irã, demonstraram que o Itamaraty acha que o protagonismo brasileiro, em termos internacionais, iguala-se a dos Estados Unidos, China, Europa, Rússia, Alemanha, Japão e Inglaterra.
Este cenarista acha que, não adotando a tese do “comportamento vira-latas”, é “areia demais para o caminhãozinho do Brasil”.
Agora, depois dos insucessos em Honduras e de ter dado legitimidade indireta ao regime iraniano, a visita a Israel, dentro de uma presunção cesarista, ou seja, a de ser capaz de resolver uma pendência, que já dura 60 anos, entre árabes e judeus, Lula comete novas gafes em Israel.
E isto, embora não repercuta internamente, a não ser junto à mídia nacional e a segmentos formadores de opinião desvinculados dos favores governamentais, começa a criar um clima perigoso, não para Lula, mas para a sua própria candidata!
PARA PROVOCAR OS CANDIDATOS!