O DESRESPEITO A LEI!

O Presidente Lula acaba de ser multado, pela quinta vez, por desrespeito ao diploma legal que proíbe propaganda eleitoral antecipada. E Lula, por se achar acima da lei e do estado de direito, diz apenas, para os mais próximos que, “se os outros fazem, por que eu não posso fazer”?

Se o Presidente, o mandatário maior do País não se subordina a lei e desrespeita juízes e tribunais, os demais partidos se sentem no direito de agirem da mesma forma, dentro da perspectiva de que não deveriam perder a chance de se divulgarem, mesmo ilegalmente, já que o Presidente usa a máquina, a mídia governamental e a estrutura de poder para “bombar” a sua candidata. E, como querem alguns, parece que “essa lei não pegou”. E a “zorra” está feita e devidamente instalada!

Ao mesmo tempo, Serra se queixa e acusa Dilma de patrocinar a montagem de um dossiê contra a sua filha, Verônica Serra, levantando suspeição sobre a natureza e as razões de sua sociedade com a filha de Daniel Dantas. Queixa-se Serra, ainda, de que, numa briga entre os que fazem a estrutura de comunicação de Dilma, houve quem buscasse o jornalista Luiz Lanzetta para que o mesmo preparasse um livro-denúncia onde Serra seria mostrado como responsável pela venda do patrimônio do povo brasileiro, durante o processo de privatização e insinuaria, no exame das requentadas denúncias, que teria se beneficiado de tais “tenebrosas transações”.

Por outro lado, o PT diz que vai interpelar, judicialmente, Serra por haver acusado Dilma de ser a responsável pela montagem de tais dossiês, inclusive lembrando o dossiê montado na Casa Civil, à época em que Dilma era ministra da pasta, contra Fernando Henrique e Dona Ruth Cardoso!

E pensar que ainda são apenas pré-candidatos e que, só a partir do final da próxima semana, depois das convenções partidárias, efetivamente, o País conhecerá os candidatos! Isto do ponto de vista legal porquanto campanhas já estão sendo realizadas com tudo o que têm direito os pretensos candidatos. E Serra, pelo que se sabe até agora, não tem ainda sequer candidato a vice, embora o seu partido esteja pressionando no sentido de tomar, o mais rápido possível tal decisão, além de mudanças na estratégia de campanha, com ênfase maior na armação dos palanques estaduais e nas alianças partidárias.

Talvez, em função da pesquisa do IBOPE que coloca Dilma e Serra empatados – 37 a 37% -, os ânimos podem ser contidos e, objetivamente, as estratégias de campanhas fiquem melhor explicitadas, além do mero denuncismo, dos dossiês e das acusações de parte a parte.