O ITINERÁRIO DOS CANDIDATOS!
Embora nunca faça parte dos planos, dos projetos e das políticas dos possíveis presidenciáveis, por estranha e inexplicável razão, eles tendem a começar a sua corte ao eleitorado pelo Nordeste.
Essa sina parece que persegue a região desde o tempo da candidatura de Getúlio que atrelou o Nordeste através do Presidente da Província da Paraíba, João Pessoa.
Todos, agora, parafraseando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, têm um pezinho no Nordeste. Serra começa a sua pela Bahia; Aécinho tira licença para abordar o eleitorado preferencial de Lula; Dilma já engata discurso tecnocrata falando do futuro do Nordeste, sem contar com Ciro que é de família nordestina típica.
O que todos se perguntam é o porquê dessa priorização dada por todos os candidatos quando é sabido que nenhum deles até hoje, produziu qualquer proposta sensata de transformação estrutural do Nordeste. Ou, ainda, sequer fez ponderações quanto ao enfoque de políticas destinadas ao combate da fome, da miséria e da pobreza, bem como da definição de projetos capazes de abrir caminho para uma proposta de desenvolvimento sustentável para a região.
Será o fato de que, muito do eleitorado paulista, carioca e brasiliense é constituído por nordestinos ou descendentes destes? Será por que consideram que é na região onde Lula terá maior capacidade de transferência de votos? Será por que a população é mais descompromissada com as responsabilidades da cidadania e é mais vulnerável a apelos populistas?
PARA PROVOCAR OS CANDIDATOS!