OS BRASILEIROS ESTÃO EXAUSTOS!

A indefinição de rumos para o País e a falta de perspectivas para o seu amanhã; o não se saber para onde o país vai e para onde a sociedade vai; o não ter em quem confiar, notadamente em termos de homens, de nomes, de idéias e, agora, até mesmo, em termos de instituições, pois que as atitudes de alguns ministros do Supremo levantam dúvidas e incertezas sobre o que se pode esperar do amanhã, máxime daqueles que são os guardiãos da Constituição,  isto promove um quadro de decepção, de frustração, de desencanto e de desilusão!

Os brasileiros acham-se mergulhados  no pessimismo, na incerteza e no temor de que , apesar de todas as manifestações e mobilizações feito nas ruas, de todos os protestos, de toda a indignação e, aguardam até que a atitude e a postura internacionais, talvez pudessem ajudar a mudar as perspectivas do País. E o pior que tudo o maior temor é de que nada venha a acontecer!

Por outro lado a ampliação substancial da violência parece representar uma reação da opinião pública diante da total falta de credibilidade da política e, agora, particularmente da polícia. Hoje as forças policiais  geram muito mais medo e insegurança  do que tranquilidade! É o mais grave é que, embora coubesse a elas garantir a paz e a segurança ao ir e vir dos cidadãos, elas provocam medo e temor.Se isto já estaria gerando as  bases para a instabilidade emocional e o clima  de tensão que hoje domina a sociedade brasileira, a descrença não só  na polícia, mas na justiça e nos homens públicos como um todo, deixa o povo à deriva!

Ou seja, muitos se perguntam, para que serviram ou qual foi o resultado de tanta mobilização, de tanta indignação nas redes sociais e de tanta esperança alimentada de que todo esse esforço promoveria um basta  nesse processo de desorganização e desencontro da sociedade brasileira se os guardiãos das leis, da ordem, da segurança e os gestores públicos não merecem qualquer confiança por parte de um cidadão hoje cansado e exausto de tantas manobras, chincanas, desrespeitos a tudo e a todos, que ocorrem a todo o momento?

Hoje, o Brasil chega ao mais profundo de sua crise pois, além de todos os gravíssimos problemas, a sociedade se dividiu, não meio a meio, mas numa luta desigual que ora divide irmãos, separa companheiros e afasta vizinhos, além de desmontar afinidades e destruir afetos!

Nao é esse o Brasil que os brasileiros querem e que tem direito! Mas, pelo esmorecimento que já se nota em muitos e pelo que se vê no balcão de negócios que se intensificou no Congresso, tudo isto conduz a um pessimismo sem igual.

O Executivo, por seu turno, usando o pagamento de emendas parlamentares, entregando cargos e adotando expedientes rasteiros como a ampliação do bolsa família, para comprar o voto e a consciência de deputados, age de maneira triste e vergonhosa! Até o desplante e a completa irresponsabilidade de comprometer, descaradamente, a própria já desmantelada economia, não só propondo uma redução de 10% no preço da gasolina,  diante de uma combalida Petrobras, além de acabar com a faixa vermelha de consumo de energia elétrica, quando os reservatórios ainda não estão cheios, é de uma irresponsabilidade cruel!

Se assim age o Executivo, se se mostra o Legislativo sem qualquer pundonor para aceitar o princípio do “fazemos qualquer negócio”, o Supremo conduz os brasileiros aquilo que está escrito na porta do inferno da Divina Comédia de Dante Alighieri: “Lasciate ogni speranza voi que entrate”!

É com total desencanto que o cenarista está a antever o que há por vir! E espera, sinceramente, que o desenlace seja outro. Se Deus é, de fato, brasileiro, está na hora de manifestar a sua presença ajudando aos brasileiros a superar esse triste imbróglio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *