PASSOU, MAS DEIXOU RASTROS!

A semana que passou foi bem marcante! Deixou rastros, desde a convocação da selecinha para a Copa das Confederações, passando pela “mais demorada, negociada e chicanada decisão da Câmara dos Deputados”, até a captação de mais de 11 bilhões de dólares, pela Petrobrás, no mercado financeiro mundial. Some-se a isto, a retomada das licitações para a exploração de blocos do pré-sal, após dois longos, perdidos e desgastantes anos!

Claro que, os problemas como a desindustrialização do País,  o buraco nas contas externas, os desequilíbrios nas contas públicas, a escalada de violência em todas as partes do território nacional além da renitência da inflação que teima em se manter elevada, são notícias pouco agradáveis recebidas na semana que passou.

Também, o fato denunciado pela mídia que, a meta eleiçoeira de Dilma de apresentar um país sem miséria, no ano em que busca a sua reeleição, pode ser um dado “maquiado”,  na proporção em que, a linha de corte usada — ganho mensal de 70 reais per capita — para definir uma pessoa como extremamente pobre, estaria  desatualizada pois, estabelecido tal valor em 2011 – junho — após dois anos e, com uma inflação que foi bastante alta, notadamente para alimentos e serviços, o número de miseráveis não chegaria a zero em 2014, mas  ficaria, em 22,3 milhões! Controvérsias à parte, se o número é esse ou não, tal denúncia ajuda a buscar soluções para que a situação venha a ser corrigida e, em face da inflação e do baixo crescimento, a desigualdade de renda não vá se ampliando.

Uma informação que não foi bem explorada diz respeito ao “destravamento” , mesmo antes de uma revisão ora em curso no Código de Mineração do País, provocado pela autorização concedida pelo Ministro Edson Lobão, para o início da lavra e exploração de alguns projetos estratégicos de  mineração que, segundo as especulações do mercado, podem trazer de 20 a 32 bilhões de dólares de investimento no setor.

Adicionalmente, as expectativas com alguns benefícios complementares para a indústria manufatureira a serem concedidos pelo Governo, podem fazer estancar o processo de sangramento que enfrenta o setor. É claro que, como afirmou o economista Edmar Bacha, um dos pais do Real, a indústria só retoma a sua competitividade e o seu dinamismo se, a reforma fiscal ocorrer e for acompanhada de uma redução da proteção tarifária bem como de uma redução do chamado Custo Brasil.

De qualquer forma, no país onde se espera sempre ou por milagres ou pelo Governo, os santos baixaram no patropi e abriram perspectivas mais alvissareiras que as notícias pessimistas tão marteeladas recentemente na mídia!

Na política, apenas uma convenção morna do PSDB, partido que Serra impediu que fosse oxigenado por novas lideranças e por um discurso menos elitista, onde Aècinho, mostrando-se mais pessedista do que o velho Tancredo Neves, fez um discurso de crítica à Dilma mas, sem nada marcante. Talvez a única polêmica da semana, afora a troca de insultos na votação da MP dos Portos, se deu por conta  da posse de Afif Domingos no novo ministério criado por Dilma, não só pelo seu passado mais ligado à oposicão mas pelo fato de pretender acumular os cargos de vice de um governo de oposição e servir a senhora Presidenta no seu Gabinete! O que forçou a Afif de dar explicações de que estava a servir a dois senhores!

4 Comentários em “PASSOU, MAS DEIXOU RASTROS!

  1. Realmente, o episódio foi extremamente desagradável e, pelas suas avaliações, fica mais fácil se examinar o episódio sob a lógica da Agatha Christie: ” A quem interessa o crime?” Pelo que se pode avaliar, das figuras que participavam da tentativa vandálica de assaltar os caixas eletrônicos bem como, da responsabilização imediata da oposição, quando se sabe que o ganho político maior será do governo, parece não restar dúvida de que algum marqueteiro brilhante sugeriu ao comando de campanha de Dilma que, se o boato fosse a campo, seria maravilhoso. Isto porque, pela repercussão favorável ao governo ao reafirmar que, nunca em tempo algum faltaria dinheiro para o programa bolsa-família, não resta a menor dúvida que a genialaidade saiu de alguém com a cabeça criativa dos lulas da vida.

    Júnior Alves

  2. O país assistiu a uma verdadeira “corrida aos bancos” neste fim de semana. A população literalmente assaltou os terminais eletronicos da Caixa em nove UF para sacar o que seria a “última” parcela do Bolsa Família. Atribuida a central de boatos da oposição, segundo declaração do MDS, tal situação demonstras algumas evidências perigosas para o país, a saber:
    1. Será difícil, senão impossível, o término deste tipo de programa, sem que haja algum tipo de revolta popular;
    2. Os “miseráveis” que promoveram arruaças e depredações pareciam tudo, menos miseráveis, o que indica a necessidade de reavaliação desses programas;
    3. A descrença da sociedade no governo pode ser medida pela facilidade com que uma central de boatos facilmente pode levar a massa a se movimentar de forma descontrolada.

  3. Concordo, plenamente, com as colocações do cenarista .Na verdade, só faltou comentar a decisão do Ministro Joaquim Barbosa rejeitando os embargos infringentes. A semana que começa talvez venha a ser marcada pelo anúncio de um possível aumento da taxa Selic de 0,50 pontos percentuais haja visto que a inflação mostra sinais que não quer recuar.

    Nonato Cavalcante

  4. Concordo, plenamente, com as colocações do cenarista .Na verdade, só faltou comentar a decisão do Ministro Joaquim Barbosa rejeitando os embargos infringentes. A semana que começa talvez venha a ser marcada pelo anúncio de um possível aumento da taxa Selic de 0,50 pontos percentuais haja visto que a inflação mostra sinais que não quer recuar.

    Nonato Cacalcante