PORQUE AÉCIO NEVES NÃO SERÁ VICE!

O que se busca em um candidato a vice é que além de agregar votos, apoios partidários e ampliar o tempo para a campanha na televisão, ele não tenha ambições políticas maiores, se ajuste ao titular da chapa, na visão dos processos de governo e na forma de gestão da coisa pública.

Ainda, por vezes, o vice é usado como uma espécie de garantia de que não ocorrerá qualquer mudança abrupta e nem uma orientação extremista ideológica. São exemplos clássicos deste perfil os dois últimos vice-presidentes, José Alencar e Marco Maciel.

E porque Aécio Neves não será vice?

Primeiro porque Aécio é uma estrela da política nacional, não só pela história que construiu à frente do Estado de Minas Gerais, mas também pela sua ligação ao passado, vinculando seu nome ao de seu avô, Tancredo Neves.

Ademais, como vice, Aécio em pouco agregaria à chapa tucana em termos de votos, vez que Serra e Aécio são da mesma região. Claro está que aceitando Aécio a vice, como Minas é um colégio eleitoral da maior expressão e, claro, Aécio, cujo perfil é da seriedade e lealdade, garantirá o apoio eleitoral requerido e indispensável para a eleição de José Serra.

Além dos mais, Aécio não quer ser vice, Minas também não quer ver seu filho predileto como coadjuvante e, tampouco, esta posição agregaria maior poder político ao Estado. É bom lembrar que, faz oito anos, que Minas tem um vice e, vice outra vez, não agregaria valor político a Minas. O que Minas quer é o resgate da história, ter o presidente que foi, mas não conseguiu ser, pois as trapaças da sorte impediram-no de ser o maior presidente do Brasil que seria Tancredo Neves.

Portanto, o quadro que se configura para Aécio, até o momento, será mesmo representar Minas Gerais no Senado Federal e, pela sua competência como um grande articulador político, necessariamente, será um importante “player” no processo político, não importa quem venha a ser o Presidente.

E, dessa forma, Aécio só será candidato a vice presidente se e somente se, ele venha a esquecer o seu projeto político pessoal, os compromissos com as Gerais e tenha tal desprendimento que venha a sacrificar a sua história por um cargo para o qual ele não tem qualquer vocação para tanto.

Quem nasceu para ator principal, nem no timing da política, ajusta-se a ser coadjuvante. E esse é o caso de Aécio Neves ou, como diria o ditado popular nordestino: para Aécio ou é “calça de veludo ou bunda de fora”.

Para este cenarista, será uma grande e indescritível surpresa ver Aécio aceitar ser candidato a vice de José Serra. É mais fácil Tasso vir a ser o candidato a vice de Serra do que Aécio. O tempo, e um tempo não muito distante, dirá!

2 Comentários em “PORQUE AÉCIO NEVES NÃO SERÁ VICE!

  1. Andr’e,

    Voc^e, como sempre, sobrio, objetivo e direto nas suas analises. Acho que, caso ocorra tal hipotese — aecio aceitando ser vice — a’i as coisas ficar~ao muito dificeis para Dilma. Mas, s’o o tempo…

  2. Mas que seria uma boa o Aécio vir como Vice, eu não tenho dúvidas, porque como bom articulador político que é, traria muitos votos para o Serra, principalmente de pessoas que não engolem o Serra. Ele seria uma espécie de pacificador, trazendo até mesmo alguns membros do PMDB. Mas como o Sr. mesmo disse, “o tempo, e um tempo não muito distante, dirá!”.