QUANDO CHEGAREM OS VOTOS DA PEDRA BRANCA, AÍ…

No Ceará, há alguns bons anos atrás, quando as apurações ocorriam de município a município, sem a totalização simultânea e sem os recursos digitais e da banda larga, um candidato em desvantagem de votos, dizia, com toda a convicção e certeza: ‘’Deixem vir os votos da Pedra Branca e vocês vão ver a nossa vitória”.

Agora, com o início do programa pelo rádio e pela televisão, as esperanças de candidatos em desvantagem, se valem de tal recurso de tal sorte que a fortuna mude o rumo da sua história ou convalide o que as pesquisas preliminares estão a demonstrar.

O que representa o rádio e a televisão para as eleições? Qual a influência de tais instrumentos midiáticos para mudar votos? Qual o seu impacto para conquistar simpatias e apoios? Qual o discurso que mais sensibilizará o eleitor? A que eleitor, preferencialmente, deverá ser orientado o discurso? O povo quer ouvir muitas propostas ou poucas e muito convincentes? O peso de Lula é definitivo agora, quando não foi na eleição última de prefeito? Se tem tanto peso assim, por que  não está tendo no Acre, onde o PT é amplamente majoritário?

Quando o governador está no lado contrário ao Presidente e tem muita popularidade – caso Aécio Neves – o que pesará mais, a sua influência ou a de Lula? Se vice não é votado, para que aparecer na televisão? Só para dizer que se o titular for impinchado ou morto, ele seria confiável para assumir a sua posição?

Essas e outras questões terão as suas respostas ao longo desse período de quarenta e cinco dias de exposição dos candidatos e de suas “idéias”, no rádio e na televisão. Quem será capaz de antecipar ou de antever o que vai ocorrer? Alguns dizem que, com a vantagem de Dilma e a força de Lula, o país não assistirá uma eleição em dois turnos. Mas, se Lula foi ao segundo turno com Geraldo Alkimin, que a oposição chamava de  “picolé de chuchu”, por ser um tanto insípido e inodoro, será que Dilma, sem o jeito bonachão,  sem o  jogo de cintura e sem as desconfianças das elites de que é detentor o  Nosso Guia, conseguirá tal intento?