Sucessão em marcha!

Como hoje é Domingo, para discutir sucessão, só começando com algo para descontrair. Quando Dutra era Presidente e se discutia as alternativas para a sua sucessão, o Presidente tinha um pequeno desvio de fala ou de pronúncia que servia de chistes e ironias dos adversários. Falando sobre a sucessão, assim se expressou Dutra: “Será a xuxeção xuxecho imencho que pocha ser xamada de xuxexão? Estando xuxegado no Palaxio pencho: será xuxecho ou só chacoalhaxão?”Ou em outras palavras, já que Dutra queria ficar distante da sucessão pois as informações que dispunha já mostravam a iminente vitória de Getúlio, assim falava: Será a sucessão sucesso imenso que possa ser chamada de sucessão? Estando sossegado no Palácio penso: será sucesso ou só chacoalhação?”

Estão os brasileiros assistindo as primeiras manifestações relativas à sucessão de Lula. De um lado, a tropa de choque de Dilma, tendo a frente o próprio Presidente Lula que, usando de todos os meios e argumentos, tenta viabilizar a sua candidata. Não obstante tal esforço, os dados de pesquisas cada vez mais distanciam Dilma de tal possibilidade. Pesquisa realizada no Rio de Janeiro na última semana pelo Instituto GPP, revelou os seguintes números: Serra, com 26,3%;   Ciro com 18,4%; Heloisa Helena com 14,5%; Dilma com 10,1% e Marina Silva com 8,4%! Com a exclusão do nome de Heloísa Helena que deve ser candidata a senadora por Alagoas, o quadro fica assim: Serra, 28,4%; Ciro com 22,3%; Marina com 11,8% e Dilma com 11,6%!

Diante de tal quadro, mesmo usando o marqueteiro de Obama, o uso de factóides como o pré-sal e a aliança com o PMDB, o quadro não é nada otimista para Dilma e para o PT. Ademais, surge um novo problema para Dilma. Orestes Quércia, que é dono do partido em São Paulo, já tem acordo firmado com Serra de há muito e não dará aval para que Michel Temer seja o candidato à vice de Dilma. O fato mais relevante da pesquisa é a subida acelerada de Marina Silva em todas as enquetes o que tira votos de Serra e de Dilma. Sequer Ciro faz duras críticas ao PMDB!