UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE UM CIDADÃO…

O Brasil é realmente o país da piada pronta. Os próprios criminosos se propõem a investigar e sugerir “punições severas aos que cometerem deslizes e atos considerados reprováveis pela sociedade”.

Isto faz lembrar um famoso filme italiano que tinha como atriz principal a brasileira-cearense Florinda Bolkan. Chamava-se, nessas infames traduções brasileiras, “Uma investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita”. O filme acabava levando a conclusão de que o criminoso terminaria sendo o homem que investigava o próprio crime!

Agora mesmo a Presidente Dilma, em discurso na cerimônia de diplomação dos eleitos, fez uma convocação, à sociedade, para uma cruzada contra a corrupção! Logo a Mandatária da Nação onde se registra, pelo que se comenta, o período de maiores abusos, excessos e desvios de conduta de agentes públicos, de todos os tempos!

Há bem pouco, diante de uma cobrança da sociedade de que era fundamental um duro combate às causas da inflação, notadamente no que respeita a chamada responsabilidade fiscal, quando ao confirmar o convite a Joaquim Levy, acabou frustrando o seu futuro Ministro da Fazenda, ao propor, logo a seguir, ao Congresso Nacional, um verdadeiro estupro da Lei de Responsabilidade Fiscal e ao autorizar a capitalização adicional do BNDES, em 30 bilhões de reais!

Tais decisões, além de desautorizar o seu futuro Ministro, representaram o comprometimento, de maneira bastante séria, daquilo que já estava nos planos do novo Ministro, em termos de austeridade fiscal, e, em conseqüência, prejudicam os próprios resultados fiscais de 2014!

E o mais grave de tudo, é que os grandes escândalos que estão sendo desnudados e expostos ao julgamento da sociedade, ocorreram exatamente, nos governos Lula e Dilma e envolveram e envolvem, particularmente, o partido dos trabalhadores e os seus mais proeminentes líderes, além de nomes, também os mais representativos, dos partidos aliados!

E ninguém aceita a esfarrapada desculpa de que nada era do conhecimento da ministra e da hoje Presidente. Aliás, há os que chegam a insinuar que o próprio mentor e condutor de algumas estripulias, escândalos ou mal feitos que ocorreram nos últimos anos, teria sido o próprio ex-presidente Lula!

Claro que são especulações e suposições mas elas ocorrem diante da leniência, do excesso de tolerância e de complacência, dos dois governantes, para com a “cumpanheirada” travessa e esperta!

Mas, também há que se considerar que muitos dos desmandos são fruto da cultura da esperteza disseminada por todo o País como também em função da impunidade que domina toda a nação brasileira! Mas, é também certo que essa verdadeira “Operações Mãos Limpas”, que vem sendo conduzida pelo Juiz Sérgio Moro, do Paraná, aliada ao fato de o Brasil ter participado de uma eleição que dividiu o País ao meio, são ingredientes a conferir as justas razões para que os brasileiros possam criar esperança de que as reformas política e da justiça poderão vir a prosperar e, portanto, melhorar o estado de caos em que está mergulhado o Brasil.

E, se a Presidente não atrapalhar as ações que os novos gestores da economia planejam realizar e se a Oposição não for apenas responsável mas que tenha visão estratégica das reformas institucionais exigidas, urgentemente, para adequar o País às novas circunstâncias que a economia mundial estabelece e as antigas e novas demandas cobradas pela sociedade brasileira, então é possível acreditar que as coisas poderão melhorar e que nem tudo está perdido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *