Em quem vocês vão votar?

Acrísio Moreira da Rocha, falecido recentemente aos quase cem anos de idade, foi um dos maiores líderes populistas que o Ceará conheceu. Apesar da fama de politiqueiro, populista e, às vezes, até chamado de irresponsável, em que pese tais pesadas críticas dos adversários, foi um político bem sucedido. Porém, a bem da verdade, nunca foi  um grande gestor nem administrador público. Era um administrador populista pois Acrísio teve a sua formação política vendo o êxito dos minavam líderes populistas que dominava o Brasil e a América do Sul. Era um tipo afável, bonachão, inteligente e sagaz além de demonstrar notável presença de espírito. Tanto é que, em um programa de televisão do Ceará, o entrevistador, querendo criar embaraços para Acrísio, numa época em que o jogo de baralho era condenado por todos, perguntou, de bate pronto, se sequeele era jogador profissional. Ao que Acrísio respondeu, “na bucha”. “Em absoluto, meu caro jornalista, na minha época o futebol era sério e o amadorismo era a marca maior daqueles que praticavam o esporte. Eu fui, durante algum tempo, ponta direita do América e nunca recebí sequer o dinheiro da passagem do ônibus

Talvez tenha sido o populista mais representativo e mais importante do Ceará .

Conta-se que Acrísio estava indo disputar outro mandato de prefeito, e o pessoal da UDN não aceitava, nem a pau, o seu retorno à prefeitura. Resolveram, alguns líderes, promover  um trabalho de desmoralização de Acrísio. E buscaram fazer isto em um comício na principal praça popular de Fortaleza, a Praça José de Alencar. O pretenso contendor de Acrísio resolveu fazer um discurso diferente, conversando com o povo e, de modo interativo, provocava o eleitorado fazendo-lhe as seguintes perguntas:

– Quem foi o prefeito mais irresponsável que Fortaleza já teve?

E o povo gritava:

– Acrísio!!!

– Quem foi o prefeito mais incompetente que Fortaleza já teve?

– Acrísio!!!

– Quem foi o prefeito mais ladrão que Fortaleza já teve?

– Acrísio!!!

E o sujeito ficou tão empolgado que resolveu fazer a pergunta que seria a pá de cal nas pretensões de Acrísio:

– E agora, prestem bem atenção,  no dia  3 de outubro, para prefeito de Fortaleza, em quem vocês vão votar?

E a multidão em delírio e uníssona, respondeu:

– Acrísio! Acrísio! Acrísio!

E aí,  o sujeito, tardiamente descobriu que, quando o povo quer, não há racionalidade que dê jeito e desistiu de tentar sensibilizar o eleitorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *